Mídias Sociais

A influência do buzz das redes sociais na audiência da TV

Até que ponto o barulho gerado nas redes sociais pode ser refletido nas mídias tradicionais? É isso que um estudo do Ibope tenta descobrir com o desenvolvimento de uma metologia para monitorar a repercussão de programas de TV nas redes e determinar a relação do "buzz" com a audiência das atrações televisivas.

A ferramenta do Ibope ainda não tem a pretensão de medir a influência das mídias sociais na audiência de determinado programas. Mas já faz o contrário: mensura a influência da audiência no comportamento dos internautas. "Nosso objetivo é mostrar como as mídias sociais se comportam em relação à audiência. Tentamos responder à pergunta: se a audiência sobe, o buzz sobe?", esclarece Wagner Esteves, gerente de atendimento e planejamento técnico do Ibope Inteligência.

A metodologia foi testada com uma pesquisa envolvendo a novela Fina Estampa, da Globo. Durante seis meses, o Ibope coletou posts relativos à novela em redes sociais (Twitter, Facebook, Orkut),  fóruns de discussão sobre TV, blogs (comentários inclusos), sessões de notícias de sites e até comentários em vídeos no YouTube. Depois, essas manifestações foram classificadas em positivas, neutras ou negativas. Ao final, foi verificada a relação com a audiência de cada capítulo da novela. A ferramenta do Ibope poderá ser aplicada também a produtos e marcas -- e não apenas a programas de TV.

Esteves não adianta o resultado da pesquisa sobre Fina Estampa, mas confirma que há, sim, relação entre a audiência e o buzz. Ou seja, quando a audiência é maior, há mais gente comentando sobre a novela no Twitter. Mas ressalva que há também outros fatores a interferir na repercussão de um programa nas redes sociais. Um flagrante feito por paparazzi, por exemplo, pode alavancar os comentários na web.

O fato é que ficou muito mais interessante ver TV, seja qual for a programação, depois do Twitter. Concordam?

Fonte: R7

por A2 Comunicação 05 jul 2012
Sobre o blog

Conteúdo sobre tecnologia, social media, design, fotografia e também dicas e novidades que ficamos morrendo de vontade de compartilhar com o resto do mundo: esse é o #BlogA2.

Facebook
comments powered by Disqus -->