Mídias Sociais

A Ciência do Instagram: Como conseguir mais seguidores e likes

Apesar de todas as polêmicas que cercaram o Instagram nos últimos meses, a rede continua sendo uma das mais populares da atualidade. A rede de compartilhamento de fotos não apenas ganhou força e espaço na mídia online e off-line, mas cada vez mais atrai a atenção das empresas, que estão de olho no potencial de negócios que o Instagram oferece.

Mas, como em todas as mídias sociais, antes de ver suas vendas alavancarem ou seus objetivos alcançados, é necessário formar um público fiel e, de preferência, numeroso. No caso do Instagram, você precisa de duas coisas: seguidores e likes. Sendo assim, como é possível fazer com que as pessoas achem as imagens que eu posto?

Separamos algumas dicas de ações que te darão resultados concretos:

Conecte sua conta do Instagram ao Facebook

Esse, provavelmente, é o jeito mais óbvio de aumentar seu número de seguidores. Quando você conecta as duas contas, seus amigos do Facebook verão a interação de fotos e estarão propensos a te seguir.

Use hashtags populares

Assim como no Twitter, os usuários do Instagram têm preferência por certas hashtags. E quanto mais você usar essas tags nas suas fotos, maiores serão as chances de ter suas imagens descobertas. Embora o uso de várias tags seja criticado por muitos usuários, essa é uma técnica que realmente dá resultado. Aqui estão as 20 hashtags mais usadas no Instagram:

1. #love 2. #instagood 3. #me 4. #tbt 5. #cute 6. #photooftheday 7. #instamood 8. #iphonesia 9. #picoftheday 10. #igers 11. #girl 12. #tweegram 13. #beautiful 14. #instadaily 15. #summer 16. #instagramhub 17. #follow 18. #iphoneonly 19. #igdaily 20. #bestoftheday

Use filtros populares

Assim como acontece com as hasgtags, usuários do Instagram têm o costume de apreciar mais fotos com determinados tipos de filtro. Aqui estão os 10 filtros mais populares que você pode usar:

1. Normal 2. Earlybird 3. X-Pro ll 4. Hefe 5. Rise 6. Valencia 7. Amaro 8. Brannan 9. Lomo-fi 10. Hudson

Usuários do Instagram gostam mais de comentários do que de likes

Se você quer que suas imagens tenham mais likes e comentários, você precisa priorizar a comunicação com outros usuários. E antes de fazer isso, a primeira coisa que você precisa entender é que as pessoas gostam mais de comentários que de likes. A cada segundo, há uma média de 575 novos likes para cada 81 comentários.

Então se você tirar um tempinho para comentar na foto de alguém, esse usuário estará bem mais propenso a visitar o seu perfil e não apenas comentar na sua foto, mas há uma chance 401% maior de que ele passe a te seguir.

Dar like nas fotos de outras pessoas faz com que você receba mais seguidores e likes

Para cada 100 likes em fotos aleatórias de outros usuários, há uma média de 21,7 likes de “retorno” e 6,1 novos seguidores.

Timing é tudo

Analisando 46 usuários e cerca de 1000 fotos com a ajuda do Statigr.am, ficou que claro que a melhor hora para postar é às 21h da segunda-feira, seguido das 19h da quarta-feira. Também é importante lembrar que sua foto está mais ativa nas 3 primeiras horas após a publicação: 69,23% dos comentários acontecem nesse intervalo de tempo. Então se sua foto não despertou nenhuma atenção nesse período, é muito provável que ela não terá uma repercussão significativa.

Você está sendo pessoal e se exibindo?

Analisando os likes de 1000 fotos, imagens que são sobre lifestyle (carros, casas, viagens e artigos de luxo) ou de teor pessoal são as que mais geram engajamento. Fotos que não contém nenhum desses elementos tendem a ter 11,4% menos likes.

Agrupe suas imagens

Fotos como a representada acima são imagens múltiplas, agrupadas em uma só. Você pode criá-las usando apps como o Diptic. Imagens assim tendem a ter 19,41% mais likes e 22,4% mais comentários que fotos que não são compostas por múltiplos cliques.

Conclusão

Se você quiser aumentar seu número de seguidores em algumas centenas por dia, a melhor maneira de fazê-lo é sair curtindo milhares de imagens aleatoriamente. É um trabalho entediante, mas funciona. A maior falha neste modelo é que 16,6% dos seus novos seguidores serão fakes.

Para finalizar, é importante deixar claro que essas dicas visam meramente resultados quantitativos. Quando estamos lidando com perfis empresariais, o importante mesmo é atender aos desejos e necessidades da nossa audiência, escolhendo com muito cuidado cada imagem postada e interagindo constantemente com o público.

Fonte: QuickSprout

por 24 jan 2013
Sobre o blog

Conteúdo sobre tecnologia, social media, design, fotografia e também dicas e novidades que ficamos morrendo de vontade de compartilhar com o resto do mundo: esse é o #BlogA2.

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